sexta-feira, julho 09, 2010

OS LAÇOS

  
   Noite fria, deito em minha cama e tento sentir-me aquecida por um cobertor. Em súbito ato paro a observar os laços dos presentes que recebi. Aprofundo-me naquela imagem e medito seu sentido em mim. Como este pequeno arranjo é curioso, simples e belo. E tem um sentido real na vida, uma linda fita que dá voltas, se enrosca e que apesar de parecer ser seu fim se embolar toda, isto não acontece. Apenas constrói seu caminho e no fim tornam-se linda e deslumbrante num fascinante enlace. Brilhante, revirante, circular e totalmente vivente.


   Dá voltas assim com um abraço que ao encontrar o corpo de quem ama, o cerca com carinho. E na vida tudo se envolve em laços, passos e abraços, laços dos buquês que romanticamente os apaixonados dão as sua amadas, como se esse laços em forma de presente fossem no momento abraços, laços nos cabelos das meninas e no vestido da menina-mulher. E quando todos se desenlaçam, escorregam devagar e se desmarcam desfazendo assim o abraço.
  
   É deste jeito no amor, na amizade e em todo o sentimento. Neles o laço também se enrosca segura por algum tempo, e como fruto do destino se desfaz a qualquer momento, mas não se esquece de deixar as duas pontas livres. E como tudo se envolve em laços, dizemos ter laços de amizade, de amor, de fidelidade, de afeto... E quando brigamos apenas podemos dizer: “os laços foram rompidos, quebrados”, saindo assim às duas partes cada uma para um lado, sem perder nenhum pedaço. É assim quando se ama não se pode prender, amarrar, apertar, escravizar, sufocar, e fazemos tanto isso. Desenlaces, apenas erros, que são essenciais para a construção de nossa vida e aprendizagem. Os laços não se desfazem, são eternos, e mesmo se forem desfeitos há uma fita que os simboliza, da oportunidade do recomeço, laços não são erros, são esperanças, e como no amor, apesar de amarrotados sobrevivem. Eles sempre são laços. Então penso: “apenas ame, lace e abrace”.
  
   A noite passou... São quatro da manhã, preciso dormir. Essas madrugadas têm sido tão geladas. Depois de muito tempo olhando para o laço e pensando nos motivos que nos uni, vi que eles são lindos, são todos os sentimentos, é um laço grande, bonito, brilhante, colorido e maravilhoso. É tão belo... Que, me dói pensar em pegar uma tesoura e cortá-lo. Para quê? Se me envolve tanto como em um abraço. Nessa hora penso que esse laço poderia ser sim esse real abraço. Adormeço, amanhã te declaro meu amor e revivo mais uma vez todos os nossos sentimentos, os laços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que o crescimento de quem escreve seja constante, comente. Converse com o autor.