sexta-feira, julho 06, 2012

LUZIÂNIA - FOTOS DA CIDADE III


Hoje há grandes diferenças  em algumas paisagens da cidade, espero depois poder tirar algumas fotos e fazer as comparações postando-as aqui no blog, é uma pena que minha máquina está em SP - foi para conserto - e meu celular não tem a nitidez bela da máquina profissional do Benilton, mas a intenção é mostrar as transformações, então, vamos a algumas outras fotos dá cidade ^^





Estádio Zequinha Roriz (Estádio Serra do Lago)
O Estádio tem capacidade para 21 mil 564 torcedores, sendo que 13.212, nas arquibancadas e 8.352, lugares na geral. A Tribuna de Honra tem capacidade para 377 cadeiras e é totalmente coberta. A cobertura das arquibancadas é de 1.255 metros quadrados, o que representa 25 por cento da área coberta do Estádio. As arquibancadas são compostas de 50 degraus de 80 centímetro e uma área com a gleba de seis metros de largura. Um dado impressionante é que as arquibancadas foram construída através do nivelamento feitos na própria "serrinha", o que proporcionou um desnível das Cabines de transmissão de Rádio e Televisão até o gramado.

IGREJA SANTA TEREZINHA

Diocese de Luziânia

Av. Claro Carneiro de Mendonça, 199, Parque JK - Luziânia - GO
http://diocesedeluziania.blogspot.com.br

PRAÇA DAS TRÊS BICAS


Painel em frente a praça. Vista dos painéis. Foto de José Alfio, 2007
Monumento das Três Raças. Foto de José Alfio, 2007.
A representação do Indígena no painel. Foto de José Alfio, 2007.

Em sua dissertação de mestrado, intitulada "D.J. Oliveira e a paisagem de Luziânia, no Painel Três Bicas", José Alfio da Silva estuda a obra do artista D.J. Oliveira, realizada na cidade de Luziânia, cidade em que o artista morou e teve seus ateliês: Pintura, Mural e Gravura. O Painel Três Bicas foi feito em 1994, na técnica de pintura em azulejos vitrificados, com a utilização de pigmentos minerais, através de sucessivas queimas, em forno elétrico. A queima atinge a escala dos 1.200 graus Celsius, conforme explica Alfio Silva em seu texto (2007).

O painel fica localizado na Praça Raimundo de Araújo Melo, no centro de Luziânia, e segundo Alfio Silva remete às estruturas arquiteturais presentes na construção de Brasília. A praça é conhecida como Três Bicas, que segundo Alfio Silva, devido uma nascente que servia de fonte pública para os antigos moradores da cidade.

Sua estrutura consiste nos pilotis (colunas) e as duas plataformas feitas em concreto armado, na forma de dois semicírculos, opostos, com um espelho d'água no centro, que reflete o painel. No centro do espelho d'água ergue-se um monobloco de três faces em que aparecem representadas figuras humanas que lembram as "três raças" que formaram a civilização local.
No painel encontram-se elementos que estão associados a história da cidade de Luziânia e que são apontados por Alfio Silva como emblemas dos meios de habitação, instituições sociais, políticas e religiosas que configuraram os contextos históricos e culturais da cidade. Esses elementos estão representados nas figuras que Alfio Silva aponta como Indígena, Bandeirante, Escravos, Carro de bois, Arraial, Vaqueiro, Cadeia Velha, Sobrado, Fiandeira, Tamboril, Músicos, Irmandades Religiosas, Pensão do Sr. Juca da Ponte, Igreja do Rosário, Festa do Divino, Carregadores de Água, Escola, Historiadores e Dom Bosco.

Essas representações remetem ao imaginário e a importância que lhes são atribuídas na história do lugar. Por exemplo, o Indígena está, como detalha Alfio Silva, em um ambiente cercado de árvores e animais selvagens, indicando uma natureza ainda intocada pelos pés do colonizador. Já o bandeirante é apresentado após uma sequência em que se vê a perseguição indígena e é mostrado elevando suas mãos ao céu, numa atitude de louvação, como se esboçasse um grito de glória pela quantidade de ouro encontrado. Na parte superior, ao lado do bandeirante, é mostrada uma fila de escravos negros acorrentados.

O texto de Alfio Silva é boa fonte para quem quiser se aprofundar na história da arte goiana e na história produtiva do artista. Poderá conhecer a história da cidade, sobre o painel e sua relação com a história de Luziânia. Alfio Silva nasceu na cidade de Luziânia-GO, em 28 de Setembro de 1960. Trabalhou com D.J. Oliveira nos anos de 1975 e 1976, com impressão de gravuras, e possui produção artística em tela, tendo o Museu de Artes de Goiânia obra sua no acervo.

Mais informações sobre Alfio Silva podem ser encontradas em: http://www.goiania.go.gov.br/sistemas/scmag/asp/scmag00004w0.asp?cd_autor=16
O trabalho de Alfio Silva sobre o Painel Três Bicas, de D. J. Oliveira, está diponível em: HTTP://www.ida.unb.br/dissertacoes-defendidas/doc_download/75-dj-oliveira-e-a-paisagem-de-luziania-no-painel-tres-bicas
Praça Hoje
Praça hoje com a reforma, as obras devem durar cerca de quatro meses...
Fonte: http://luzianiaverdade.blogspot.com.br/2012/05/reforma-total-na-praca-das-tres-bicas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que o crescimento de quem escreve seja constante, comente. Converse com o autor.