Desde o ano passado estou estagiando pela SMEL - Secretária Municipal de Educação no Projeto Click Educação que propicia a utilização de tecnologias ao cotidiano escolar. "A Prefeitura de Luziânia juntamente com a Secretaria de Educação implementaram o projeto Click Educação.Segundo o MEC (Ministério da Educação e Cultura), o termo Informática Educativa significa “a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador.”
Estou atuando na Escola Municipal Dilma Roriz Medeiros esta "Escola de Aplicação surgiu para atender crianças que, em sua maioria, residem num bairro periférico, em casas doadas pelo governo no dia 06 de abril de 2005 e em fazendas ou chácaras da região. Houve assim uma necessidade de inserir as crianças em uma unidade escolar, porém a escola mais próxima, não conseguiu comportar o número de alunos. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação de Luziânia em parceria com a Universidade Estadual de Goiás ousou criar uma escola diferente que buscasse uma maior aproximação entre teorias acadêmicas e as práticas pedagógicas. Além de resolver o problema de espaço físico com menos investimentos, também seria utilizada pelos acadêmicos para colocarem à disposição da comunidade escolar os conhecimentos produzidos pela universidade.
No segundo semestre de 2006, foi fundamentada a Escola Municipal Dilma Roriz Medeiros, em homenagem a uma cidadã que durante sua vida buscou realizar trabalhos sociais com pessoas carentes.
Diante da realidade sócio-cultural e econômica dessa comunidade, a escola defende a filosofia de trabalhar de forma diferenciada, tendo como base no processo de ensino e aprendizagem, uma metodologia diversificada e fundamentada em projetos.
Os trabalhos são pautados em questões sociais, politicas, econômicas e não apenas cognitivas, garantindo uma educação de qualidade e transformando a escola num espaço que permite o acesso à cultura e a cidadania.
A Escola Municipal de Aplicação Dilma Roriz Medeiros surgiu de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Estadual de Goiás – UnU Luziânia para atender crianças que em sua maioria residem no Distrito Agroindustrial. A atual gestão ousou criar uma escola diferente que buscasse uma maior aproximação entre teorias acadêmicas e as práticas pedagógicas e que pudesse ser utilizada pelos acadêmicos para colocarem à disposição da comunidade escolar os conhecimentos produzidos pela universidade. Com aprovação da Lei de Criação e Denominação (nº. 2940 de 09 de maio de 2006) a escola passou a se chamar Escola Municipal Dilma Roriz Medeiros em homenagem a uma cidadã luzianiense que durante a sua vida buscou realizar trabalhos sociais com pessoas carentes. Esta Unidade de Ensino é mantida pela Prefeitura Municipal de Luziânia atendendo alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de nove anos, nos turnos matutino e vespertino, contando com aproximadamente 300 alunos."
O texto acima foi retirado do antigo blog da escola o qual outro facilitador(a) do projeto mantinha sempre atualizado, o relato é conivente com toda a história da escola.
Missão da Escola: Promover a inclusão social com ensino de qualidade, buscando trabalhar com experiências pedagógicas inovadoras e transformadoras na formação de alunos comprometidos com a cidadania.
Que fofo! Lembrou da regrinha..."Levantar a mão para pedir ajuda" Pausa na foto... |
Endereço: Avenida do Trabalhador, Gleba B/4, Distrito Agroindustrial
Telefone: (61) 3620 6315
Telefone: (61) 3620 6315
É uma nova experiência e uma nova aprendizagem, agora estou conhecendo a realidade da escola, conhecendo as turmas de 1º ao 5º e tentando identificar as necessidades de cada uma e adequá-las ao meu planejamento, às vezes não dá pra seguir o planejamento a risca, sempre há surpresas, mas sempre há os famosos planos de A a Z! Professor tem que ter sempre uma carta na manga. O próximo post sobre o estágio na escola virá em breve...
Besos,Crys Lira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para que o crescimento de quem escreve seja constante, comente. Converse com o autor.