domingo, março 25, 2012

Radinho de Pilha

Se falarmos o nome desta banda britânica para a maioria das pessoas, eles nem fazem idéia de onde vem e para onde irão! Uma pena! Trata-se de uma boa banda de rock surgida nos anos 80, e que tem boas músicas sim... e não só o hit "Your Love", exaustivamente tocada nas rádios, e que recentemente (e infelizmente) foi regravada por Katy Perry. Essa canção inclusive fez injustamente a banda ser intitulada como "one hit wonder", algo como maravilha de um hit só, termo popular no mundo da música para bandas que conseguiram emplacar um suceeso apenas na carreira. Essa será a banda abordada nesta semana no "Radinho de Pilha".

The Outfield


The Outfield é uma banda de rock inglesa que fez mais sucesso comercial nos Estados Unidos do que na própria Inglaterra. Assim, nunca atingindo o álbum ou paradas de singles em sua terra natal.

The Outfield formou-se em Londres, tendo inicialmente usado o nome de The Baseball Boys, sendo o trio, o baixista/cantor Tony G. Lewis, o guitarrista/tecladista e compositor John Spinks, e o baterista Alan Jackman. Tocando nos arredores de Londres e gravando suas primeiras demos, chamaram a atenção da Columbia/CBS Records, com quem a banda assinou contrato, logo após, em 1984.

Começaram a trabalhar em seu álbum de estréia, Play Deep, que foi lançado em 1985 e foi sucesso absoluto, ganhando disco triplo de platina e alcançando o 9°. lugar nos principais álbuns dos Estados Unidos. Este disco contém o single Top 10 Your Love. Para divulgar o álbum, a banda saiu em turnê mundial, abrindo shows para a banda Journey e Starship.

Em 1987 a banda lançou seu segundo álbum, Bangin'; que apesar de não ter tido o mesmo sucesso que seu álbum de estréia teve, produziu 2 hits, "Since You've Been Gone" e "No Surrender". Após isso, fizeram uma turnê abrindo para o Night Ranger.

Seu terceiro álbum, Voices of Babylon, lançado em 1989, teve uma mudança de estilo, e foi mais cuidadosamente produzido do que seus antecessores. Rendeu um single de mesmo nome, mas o sucesso comercial da banda estava aos poucos escorregando. Jackman deixou a banda após a gravação deste disco, mas Luke Landin foi chamado para tocar bateria na turnê de Voices Of Babylon.

Spinks e Lewis, agora oficialmente em dupla, começaram as gravações de Diamond Days pela MCA. Um novo baterista foi contratado, Simon Dawson e deu uma cara mais eletrônica para o som. Diamond Days rendeu um dos maiores hits da banda, "For You".


A banda teve um breve sucesso com algumas das músicas. A faixa "One Hot Country" foi parte da trilha sonora do filme "If Looks Could Kill" A banda deu sequência aos álbuns com Rockeye. O single deste, "Winning It All", tornou-se frequente em eventos esportivos e fez parte da trilha sonora do filme The Mighty Ducks. Simon Dawson se envolveu diretamente com a sonoridade da banda e veio a tornar-se membro oficial.

The Outfield acabou tendo uma pausa nas atividades, na metade dos anos 90, por causa da mudança das tendências musicais da época. Bandas como Nirvana e Pearl Jam, dificultaram o sucesso de bandas com características mais melódicas. Voltaram, então, para seu local de origem e passaram a fazer pequenos concertos. Infelizmente seu reconhecimento e sucesso também estavam em baixa, inclusive na Inglaterra.

Não obstante, a banda voltou às gravações para lançar um material exclusivo para seu fã-clube, It ain't over e então, saíram em turnê.


Logo após, em 1999, lançaram Extra Innings, uma coletânea de várias músicas lançadas nos anos 90 e mais quatro músicas novas escritas em1998.

No início dos anos 2000 a banda editou duas coleções ao vivo, pelo seu website oficial: Live in Brazil e The Outfield Live. Em março de 2006, lançaram Any Time Now, seu novo álbum de estúdio.

Outra curiosidade mas que não me agrada nem um pouco é essa: Você começa a assobiar Your Love. Metade das pessoas vai perguntar se é “Qual a diferença entre o charme e o funk?” ou principalmente o Rap das Armas, funks que usam a base melódica da música deles.

O pior é que o “parapapapapa” do Rap das Armas tem recebido covers no mundo todo e enchido os bolsos do Cidinho e Doca, dupla de MCs que gravou a original.

Será que tá indo algum dinheiro pro Outfield também? Eu não apostaria nisso mais que os raps acima citados plagiam na cara dura a música, não tenham dúvida!

Discografia

Play Deep (1985)
Bangin' (1987)
Voices of Babylon (1989)
Diamond Days (1990)
Rockeye (1992)
Playing the Field (1995)
Big Innings: The Best of The Outfield (1996)
It Ain't Over (1998)
Extra Innings (1999)
Live in Brazil (2001)
The Outfield Live (2005)
Any Time Now (2006)
Replay (2011)

Vídeos

Your Love

Everytime You Cry

No Surrender

Say It Isn't so



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que o crescimento de quem escreve seja constante, comente. Converse com o autor.