quarta-feira, novembro 03, 2010

+MÚSICAS: MBP Amooo


Ana Carolina
Adriana calcanhoto
Marisa Monte
Vanessa da Mata
Djavan
Zélia Duncan
Caetano Veloso
Chico Buarque
Tim Maia Gilberto Gil
Dorival Caymmi
Pixinguinha
Luiz Gonzaga
Elis Regina
Rita Lee
Vinicius de Moraes
Raul Seixas
Milton Nascimento
Maria Betânia
Jorge Vercilo
Pixinguinha
Renato Russo
Cazuza
Zé Ramalho
Cássia Eller
Marisa Monte
Rosa Passos
Maria Rita

Eu Escuto e Adooooro!!
A nossa música é linda!


A Música Popular Brasileira (MPB) é um gênero musical brasileiro. Apreciado principalmente pelas classes médias urbanas do Brasil, a MPB surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova. Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes, os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira. Seus propósitos se misturaram e, com o golpe de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar, adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta.

Depois, a MPB passou abranger outras misturas de ritmos como a do rock e o samba, dando origem a um estilo conhecido como samba-rock, a do música pop e do Samba, tendo como artistas famosos Gilberto Gil, Chico Buarque e outros e no fim da década de 1990 a mistura da música latina influenciada pelo reggae e o samba, dando origem a um gênero conhecido como Swingue.

Apesar de abrangente, a MPB não deve ser confundida com Música do Brasil, em que esta abarca diversos gêneros da música nacional, entre os quais o baião, a bossa nova, o choro, o frevo, o samba-rock, o forró, o Swingue e a própria MPB.



{WIKIPEDIA }

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que o crescimento de quem escreve seja constante, comente. Converse com o autor.