“O uso ou não do método de alfabetização”
O processo de alfabetização não é fácil e como o próprio nome diz é um “processo”, e processos costumam ser longos. É necessário que haja paciência, pois é através desse processo que o aluno aprende a ler e a escrever e dentro da alfabetização existem vários métodos dentro eles o tradicional, que é difícil ser modificado quando os professores o têm como absoluto.
Sempre dizemos que alfabetizar é além de ler e escrever, é formar nossos alunos indivíduos críticos dentro da sociedade, aprendendo de maneira que não se esqueçam e que vivam criticamente.
Muitos de nós usamos no passado a cartilha e vemos na hoje em nossa sala na universidade que a maioria aprendeu de uma forma concisa, o que é errado em usar a cartilha é o professor se fixar além do necessário, não se pode prender a ela, a cartilha é um método tradicional que prende o aluno quando não usada de forma correta, o aluno acaba tendo que segui-la.
Há alfabetização por memorização e assimilação entre a fala e a escrita, mas é muito, além disto, a criança tem que olhar o mundo ao redor e vê o que está verdadeiramente acontecendo. O método tradicional no qual o professor tem razão e o aluno é apenas ouvinte já está ultrapassado, mas vejo ainda muitos professores fazendo isso, dando uma aula mecanizada, na qual os alunos têm que seguir a risca tudo o que está no livro ou tudo que ele ensina. Sem ser escutado ou analisado de forma correta.
Penso que o método construtivista que faz o aluno refletir sobre o que o rodeia e tenta levar o que ele aprendeu para a sala, construindo assim seu próprio conhecimento, é um método válido. E que tanto o tradicional quanto o construtivista têm o seu lado bom, podendo fazer uma junção, alguns professores também acreditam nisto, e usam além destes a sua criatividade e análise para fazer uma alfabetização valorosa.
CRYS LIRA - VIVENDO...
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