Se você acha ator não precisa de preparação está enganado!#sorry. É preciso muito mais do que mostrar a pélvis por aí, para dizer que depois disto virou ator/atriz. Para ser ator é preciso dedicação, estudo, suor, disposição e uma série de itens...
Para tudo que queremos fazer de uma maneira séria é preciso conhecimento, não dá para ficarmos as escuras néh? Como você vai querer virar web designer de uma hora para outra se você não sabe nem o que é a URL? Se for inventar de mexer na html do computador vai destruir tudo.
Eu preciso muito me preparar para fazer aquilo que busco a anos que é trabalhar como atriz, me manter através deste trabalho. O mercado é super concorrido, há sempre o tal do Q.I – se você não sabe, nesse caso sign.: Quem Indica! –, há o dinheiro que passa quem tem talento e quem nunca em pisou um pé em uma oficina de teatro, e muitas outras coisas, com exceções de pessoas sérias que não vão tirar a oportunidade de alguém que batalhou, que tem um trabalho legal e talento, para colocar o rico, o famoso, o irmão...
Sem mais delongas... Abaixo tem uma dezena de livros legais para ler – legais porque aprender é legal, mas teoria é teoria, pode ser maçante – espero que todos os futuros atores que passarem por aqui busquem conhecê-los, eu pretendo buscar algo mais para mim. Ao infinito e além! #saiovoando!
"Ler é fundamental para qualquer ser humano. Para a formação de um ator mais ainda. A seguir 10 livros que valem a leitura! São métodos, exercícios e grandes nomes do Teatro Mundial.
| Improvisação para o Teatro
Viola Spolin
Esta obra é uma espécie de bíblia dos educadores em jogos dramáticos e na arte do teatro. Trata-se de um manual útil para atores profissionais, amadores e crianças, para a escola e centros comunitários, pois oferece um detalhado programa de oficinas de trabalho. |
| O Teatro Brasileiro Moderno
Décio de Almeida Prado
Décio de Almeida Prado é um dos poucos homens de teatro que podem contar na primeira pessoa cinqüenta anos de teatro no Brasil. Primeiro, enquanto espectador assíduo, nos anos 30; e, a partir do pós-guerra, através de uma atividade crítica que é pedra fundamental do moderno teatro brasileiro. Décio dá aqui seu testemunho privilegiado na análise das principais realizações dramatúrgicas e cênicas de meio século decisivo no curso da arte dramática nacional. Assim, o acompanhamos desde o teatro de Procópio Ferreira, passando pela criação do TBC - que por sua vez originou o Arena e o Oficina -; para finalmente chegar na multiplicidade, algo diluidora do teatro atual. O Teatro Brasileiro Moderno, desta forma, é um painel vivo e profundo, chave para a compreensão de um espetáculo que ainda não terminou. |
| História Mundial do Teatro
J. Guinsburg
Margot Berthold realizou um trabalho notável em sua História Mundial do Teatro, ao integrar de uma maneira que se poderia dizer primorosa a busca documental, o registro ocorrencial e o poder de síntese escritural. Daí resultou um livro de abrangência invulgar. Unindo história da dramaturgia e do espetáculo, análise estética e crítica das tendências e correntes artísticas vigentes dentro e fora do palco, as figuras e obras marcantes da criação cênica e suas inter-relações, enfeixa num só volume um repertório que será de utilidade indubitável para quem, especialista ou iniciante, buscar em suas páginas informações precisas e uma visão dos períodos mais representativos da história do teatro. Publicando-o, a editora Perspectiva não mediu esforços para vencer as dificuldades de tradução e edição de tão complexo acervo de textos e imagens, certa de estar trazendo para seu público leitor uma obra de grande relevância para a biblioteca teatral brasileira. J. G. |
| Bertolt Brecht: Teatro Completo - Vol. 1
Bertolt Brecht
O primeiro volume com peças do dramaturgo traz: Tambores na Noite (1919), O Casamento do Pequeno Burguês (1919), O Mendigo ou o Cachorro Morto (1919), Luz nas Trevas (1919), A Pescaria (1919) e Ele Expulsa um Diabo (1919). |
| A Linguagem da Encenação Teatral
Jean-jacques Roubine
Este estudo da evolução das artes cênicas oferece uma visão panorâmica do teatro moderno sem privilegiar escolas ou autores. O autor analisa a evolução do texto dramático, do espaço cênico, da ambientação visual e sonora e do conceito de ator. |
| Ator e Estranhamento: Brecht e Stanislavski, Segundo Kusnet
Eraldo Pera Rizzo
Eraldo Rizzo, discípulo do ator Eugênio Kusnet, apresenta seus ensinamentos na arte de interpretar, baseados nos métodos criados por Stanislavski e Brecht. |
| O Jogo Teatral no Livro do Diretor
Viola Spolin
Este livro é uma aplicação prática do famoso método pelo qual Viola Spolin foi chamada "a grã-sacerdotisa do teatro improvisacional". A autora mostra, de forma lúdica, como suas técnicas podem ser utilizadas em larga variedade de situações, e também para o amadurecimento e a integração dos participantes do projeto teatral. |
| Paulo Autran: um Homem no Palco
Alberto Guzik
As vésperas de completar cinquenta anos de carreira, Paulo Autran, em fase exuberante, atinge o topo de uma carreira que se confunde com a própria história dos palcos brasileiros. É essa história que ele conta neste livro - entremeada com suas lembranças da infância, da família, dos amigos, dos tempos de estudante e dos anos de formação como ator -, em várias horas de entrevista concedidas ao jornalista e crítico teatral Alberto Guzik. |
| Jogos Teatrais
Ingrid Dormien Koudela
Nas pesquisas brasileiras sobre teatro e educação sobressai-se o trabalho que a autora realizou em Jogos Teatrais. Com base no triângulo Spolin-Piaget-Languer, erige uma sistemática de trabalho da maior fecundidade no processo didático, visto que permite a todo orientador reinventar os seus meios de ensinamento a partir de bases estruturais, quer em termos de grupo, quer de indivíduo. |
| Pirandello: do Teatro no Teatro
J. Guinsburg
Além de Seis Personagens em Busca de um Autor, Esta Noite se Representa de Improviso e Cada um a Seu Modo em que Pirandello quis refletir sobre o fazer teatral e a contínua tensão entre a obra literária e a sua efetivação cênica, o volume contém o estudo do grande dramaturgo italiano sobre O Humorismo, bem como ensaios de discussão e crítica.
Fonte:www.testedeelenco.com.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para que o crescimento de quem escreve seja constante, comente. Converse com o autor.