domingo, dezembro 06, 2015

Crys Lira - Miguilim Inacabado - Semente Cia de Teatro


Costumo dizer que cheguei aos 45m do segundo tempo na construção desse maravilhoso espetáculo. Cheguei assim meio que sem querer, pra rever os amigos, pra voltar a fazer parte do grupo que estava no meu coração. 

Tinha passado dois anos afastada. Nesse período, terminei meu curso de pedagogia e tive minha filha Helena, meu grande amor. Esse tempo afastada encheu meu coração de saudade do teatro, do ser teatro, do viver teatro...

Quando cheguei no processo, a família Semente já estava há quase um ano de preparação. Recebi como presente a personagem Nha Nina, mãe de Miguilim. Nina mora no Mutum, lugar que não gosta e sonha em sair de lá, sonha em viver outra vida. Ao me colocar em seu lugar, vi como é dolorido você querer realizar seu sonho, sair, ver coisas diferentes e não poder. Para mim ela é uma personagem complexa. Ao mesmo tempo que ela quer descobrir novos mundos, ela não se move do lugar onde está. A dramaturgia do espetáculo é criada a partir da obra de Guimarães Rosa -  Campos Gerais: Manuelzão e Miguilim.

Nina sofre com a morte de Dito um de seus filhos seis filhos e eu como mãe sinto por ela a dor de perder um filho. Toda mãe ao se imaginar perdendo o fruto do seu ventre com certeza vai sofrer e vai entender como é esse sentimento tão dolorido.
Descoberta da doença de Dito           

Morte de Dito
Nina se sente infeliz em seu casamento. Ao se casar imaginava que sua vida seria diferente, cheia de realizações e totalmente diferente do que ela estava vivendo. Em seu casamento o que estava recebendo era: brutalidade, falta de carinho, desamor e sofrimento. Seu sofrimento de mulher "mal amada" pelo marido, mistura-se a uma melancolia, a uma nostalgia de algo que não viveu e que por fim não sabe se irá viver.

Envolvimento com Terez irmão de Bero
Essa falta de amor, de alegria ou de algo que lhe desse um motivo pra viver, a faz procurar emoção em relacionamentos extraconjugais, traindo o marido com seu próprio irmão e depois com Luisaltino empregado de seu marido. Nina pode ser tida como um reflexo das ações da mãe que era prostituta. Por fim, depois de seu filho Miguilim adoecer e ela sofrer com a possível morte de mais um filho, ao mesmo tempo que seu filho se cura seu marido Bero se suicida. Mais um sofrimento. Depois de todo o sofrimento seu filho Miguilim vai embora com o Médico José Lourenço, Nina se casa com Terez irmão de Bero e sonha mais uma vez em ser feliz. Porém não sai do Mutum...
Doença de Miguilim

Morte do Bero
Miguilim e o Médico
Nina fica com Terez e Vó Izidra vai embora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que o crescimento de quem escreve seja constante, comente. Converse com o autor.