domingo, janeiro 10, 2016

Sou do Codó - Sou do Maranhão


Hoje bateu uma saudade do meu tempo de menina, tempo em que minha família recém chegada do Maranhão tinha em si todo o palavreado do povo maranhense... Hoje muitas expressões foram esquecidas, mas algumas a gente vai lembrando aos poucos... Dicionário de algumas expressões usadas antes e agora no Maranhão:

Meu Colega – Pessoa Desconhecida.
Piqueno – Garoto (não necessariamente pequeno).
Cara – Homem.
Encabuloso – Diferente.
Marocar – Dar uma espiadinha.
Ralado – Chato, não vale a pena.
Intoca – Escondido.
Marrapá – Como assim?
Arrilia – Agoniado.
Bocó (Bocóziudo) - Lerdo.
Desafiado – Esperando a vez pra jogar.
Vou te dále/dôle – BATER!
Escritinho – Igual.
Tiquinho – Pouco.
Jussara – Açaí.
Taca – Surra.
Dextá – Deixa como tá.
Mangar – Rir de alguém.
Pois é – Concordar.
Zilado – Rápido.
Bagaceira – Fuá.
Fuá – Bagunça.
Tanja – Tangerina (mexirica).
Esparroso – chama atenção.
Desgranha – Merda (chingamento)
Negada – Povo.
Massa – Legal.
Lascado – Sem dinheiro, machucado, acabado.
Arremendando – Imitando.
Catiroba e Mucura – Mulheres Feias.
Tchôla, Baitola – Gay.
Doido – expressão básica que significa várias coisas..Tu não sabe doido?
Nigrinha – Meninazinha ralé (puta)
Aziado – Chato.
Banhar – Tomar banho.
Fuleiro – Não vale a pena, não presta é fuleiiiirrroo!
Galudo – hehe, invocado, convencido!
Borestar – de boa!
Bucho Enchado - Jogo no Baralho.
Bucho Cheio - Satisfeito.
Peteca - Bolinha de Gude.
Grafite - Lapiseira.
Ponta - Grafite.



Saí de lá aos quatro anos de idade... Um dia quero poder visitar o meu estado, o interior do estado, o meu interior, as minhas raízes estão lá e apesar de não me lembrar de nada do Maranhão e do lugar onde morava, minha família trouxe a mim muitas expressões significativas e muuitas histórias. Maranhão aqui tem uma cidadã codoense!







Fonte da informação:http://dariobarbosa.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que o crescimento de quem escreve seja constante, comente. Converse com o autor.