quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Luziânia: Fotos da cidade

Hoje neste post vim mostrar um lado bonito da cidade de Luziânia que muitas vezes não vemos. Não vemos por causa de decepções políticas, por insatisfações na vida, desesperanças, entre outros. A cidade não possui muitos pontos turisticos, ou lugares vislumbrantes, mas tenta fazer sua parte.

Vou postar fotos do fotográfo Benilton Sampaio, em suas fotos ele mostra uma visão íntima da cidade.
Aos poucos vou postando as fotos e comentado um pouco sobre elas...

Essa primeira foto mostra, um resumo de alguns pontos da cidade, os mais conhecidos.
Descendo a Alfredo Nasser, rumo ao centro da cidade...

Igreja Matriz Santa Luzia


Tendo sua construção iniciada em 1765, a Igreja Matriz de Santa Luzia surgiu da necessidade de um templo religioso para as pessoas que aqui moravam. Um fato que contribuiu para esse acontecimento foi que, na época, os brancos tinham que fazer suas atividades separadamente dos negros, inclusive as atividades religiosas. A primeira missa, ainda nas minas de Santa Luzia, foi celebrada pelo Padre Luiz da Gama Mendonça e teve a participação de 600 pessoas. Ainda no improviso, em 1753 é erguida a pia batismal e três anos mais tarde é instalado o Sacrário. O desenho da Igreja Matriz de Santa Luzia foi feito pelo português José Lopes da Silva. Em 1765 tem-se o início da construção da Matriz de Santa Luzia. Mesmo inacabada, em 1767 a igreja é inaugurada e benzida com missa. No inicio a Igreja Matriz de Santa Luzia era de taipa de pilão e tinha duas torres, que foram terminadas em 1778.


Biblioteca e Centro de Convenções


"O Centro de Cultura e Convenções Professora Abigail Brasil da Silveira, inaugurado no último dia 20 de junho, em Luziânia, é a maior obra de cunho artístico e cultural já construída no interior do Estado de Goiás. O empreendimento projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer é hoje o marco da cultura do povo luzianiense e o novo cartão- postal do município. Cerca de 30 municípios, em todo o País, têm obra de Niemeyer, o arquiteto mais famoso do mundo, e Luziânia agora integra o seleto grupo.

O Centro de Convenções coloca definitivamente Luziânia no mapa dos grandes encontros culturais e socioeconômicos do Estado. O edifício, construído no lugar onde funcionava o antigo mercado e onde ficava a sede do Ciretran, ao lado da prefeitura, conta com diversas áreas independentes, entre elas, espaço cultural para shows interno e externo, além de cinema, teatro e uma biblioteca com cerca de 30 mil novos livros e 50 computadores ligados à internet. "
<><><><><><>
Igreja do Rosário


Construída em 1763, sob a chefia do Pe. Jerônimo Moreira de Carvalho e pelo arquiteto Ignácio da Costa Xavier juntamente com 400 homens (livres e escravos). Tombada pelo patrimônio histórico artistico nacional (IPHAN). Lei n° 8915 de 13 de outubro de 1980.
Amanhã continuo o post, pensei em colocar vídeos com fotos da cidade, mas como fico um pouco agoniada assistindo vídeos de fotos resolvi postá-las, sem falar que cada fotógrafo mostra um jeito único de ver a cidade e gosto das fotos do Benilton. Sei que ele tem um vídeo com fotos da cidade, quem sabe mudo de ideia e posto aqui para outras pessoas conhecerem, ficar entiada vendo fotos é uma coisa minha. Muita gente gosta de ver vídeos assim..

Besos,
Crys.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que o crescimento de quem escreve seja constante, comente. Converse com o autor.