quarta-feira, janeiro 25, 2012

Radinho de Pilha

Nesta seção, uma vez por semana, vou trazer a biografia de um artista ou banda que, apesar de já ter feito um relativo sucesso, ou ter lançado um single que virou hit, não é de grande apelo na mídia, ou seja como muitos músicos neste mundo, já tivereram seus minutos de reconhecimento, vez ou outra ainda aparcem, mas não são artistas que estão constantemente em evidência...

E vou começar com uma banda norte americana que ultimamente, vem tomando emprestado meu tempo e meu ouvido, e que resolvi conhecer melhor...

The Smithereens




The Smithereens é uma banda de rock formada em Carteret, Nova Jersey, em 1980. A banda lançou vários álbuns, os destaques são "Green Thoughts" de 1988, e "Eleven" de 1989 (Na qual contém a faixa "A Girl Like You", um hit da banda).

Teve pouca cobertura da mídia na época, talvez pelo estouro do grunge durante o auge da banda nos anos 90. Suas influências são de bandas dos anos 60, como os Beatles.

Depois de lançarem o disco "God Save the Smithereens" de 1999, a banda ficou sete anos sem gravar nada até lançarem seus dois últimos álbuns: "Meet the Smithereens", um tributo aos Beatles contendo 12 faixas da fase beatlemania, de 2007, e "Chirstmas With the Smithereens", do mesmo ano com canções natalinas de covers como The Who, Ramones, Chuck Berry, Beach Boys, entre outros, além de duas canções próprias da banda.
Tudo começou em 1975, quando Jim Babjak (guitarra, vocais), Mike Mesaros (baixo e vocal) e Dennis Diken (bateria), se formaram, no mesmo ano, na Carteret High School, de New Jersey.
O trio tocava por diversão e, anos depois, conheceram Pat DiNizio (vocais, guitarra), um garoto do bairro de Scotch Plains, também em New Jersey.

Juntos, começaram a ensaiar, inspirados em Buddy Holly, a primeira grande paixão de Pat, e nos grupos ingleses dos anos 60, especialmente os Beatles.

Com dois guitarristas e um grande senso melódico, a banda começou a construir canções pops, com belas melodias e refrões.
Em 1980, lançam o EP, Girls About Town, com quatro canções inspiradas sobre garotas.

"Girl Don't Tell Me" era uma cover dos Beach Boys, lançada no disco Summer Days (And Summer Nights!!), de 1965 e, o título do EP, saiu do filme de 1931, de mesmo nome. As demais canções foram escritas por Pat DiNizio. O álbum acabou sendo lançado pelo selo d-tone.

O quarteto sempre teve muita presença em cima do palco, onde despejavam riffs poderosos das guitarras. Dessa maneira, a banda tocou em todos os bares possíveis de New Jersey, Nova York e redondezas
Em 1988, após um acordo com o selo independente norte-americano Enigma, foi relançado em 1988.

O disco rendeu elogios da crítica, especializada e a banda abriu shows de Otis Blackwell e até do Beau Brummels, em busca de uma audiência maior.
Mas, apesar disso, o grupo não conseguia um contrato com uma gravadora maior, frustrando os músicos. Dezenas de fitas foram enviadas, sem sucesso. A única gravadora a responder foi a independente Enigma, que assinou com o grupo.
Produzido por Don Dixon, é editado, em 1986, o LP Especially for You, que rendeu ótimas críticas e teve algum sucesso com a canção "Blood and Roses", que entrou na trilha-sonora do filme Dangerously Close. O LP acabou chegando à 51ª posição na parada.
Outro grande momento do álbum é a faixa "Behind the Wall of Sleep", que foi editada em algumas coletâneas de power pop.

O álbum teve algumas participações, sendo a mais interessante a de Suzanne Vega, na faixa "In a Lonely Place."
Essa faixa, aliás, foi inspirada no filme de 1950, de mesmo, estrelado por Humphrey Bogart e que trazia o verso "I was born the day I met her, lived a little when she loved me, died a little when we broke apart."

O sucesso acabou chamando, finalmente, a atenção de um grande selo, no caso, a Capitol Records. A nova gravadora bancou as despesas de uma grande excursão promocional do primeiro disco, onde a banda abusava dos amplificadores Marshall, chegando ao limiar de bandas de hard rock e heavy metal, ao vivo. Mas, segundo DiNizio, eles conseguiam ser pesados e manter a influência dos Bealtes nas apresentações.
Em março de 1988, é editado o segundo LP, Green Thoughts.
O disco trouxe um grande sucesso, "Only a Memory," primeiro lugar na parada Mainstream Rock, na América.

O disco chegou ao 60º lugar na parada Billboard e teve como convidado especial o lendário Del Shannon, na faixa "The World We Know".
Novos shows, e novamente entraram no estúdio, tendo desta vez o produtor Ed Stasium pilotando o grupo. Saíram de lá com outro belo álbum, 11, que chegou ao 41º da parada e que rendeu outro grande clássico, "A Girl Like You", segundo lugar na para Mainstream Rock. Outros grandes momentos são "Blues Before and After" e "Yesterday Girl".
O disco teve vários convidados, entre eles Belinda Carlisle, que divide os vocais com Pat em "On Blue Period".
Dois anos depois, o grupo lança novo trabalho, Blow Up. Mais experimental, o grupo se viu numa encruzilhada.
Com a explosão do movimento grunge, liderados pelo Nirvana, a banda se viu sem uma audiência e não sabia como voltar a fazer sucesso.

Ironicamente, o grupo de Kurt Cobain era grande fã dos Smithereens. O melhor momento do disco era a faixa de abertura, "Top Of The Pops", mas o álbum fracassou nas paradas.
Após o disco, o contrato com a Capitol não foi renovado e a banda entrou em um processo de hibernação, até assinar com a RCA, em 1994, quando lançaram o disco A Date with the Smithereens, produzido novamente por Don Dixon.
O disco contava com a participação de Lou Reed como guitarrista-solo nas faixas "Point of No Return" e "Long Way Back Again".
Esse seria o último em mais de uma década, que veria, nos anos seguintes, várias coletâneas e discos ao vivo, além de um carreira-solo de Pat DiNizio.
Em 2007, a banda lança dois novos discos, Meet the Smithereens! e Christmas with The Smithereens.

Esse disco marca a estréia do baixista Severo "The Thrilla" Jornacion, no lugar de Mike Mesaros, em 2006.

O disco presta um tributo ao Meet the Beatles!
Cheias de planos, a banda segue excursionando e fazendo shows.
Para quem quiser conhecer via coletânea, recomenda-se a excelente From Jersey It Came! The Smithereens Anthology, de 2004.
Essa é uma das grandes pérolas, quase obscura, dos anos 80 e que continuam na ativa, para delírios dos apreciadores. Se você procura um grupo do gênero "power pop", pode parar de procurar: os Smithereens estão aqui. Liderados pelo guitarrista, compositor e vocalista Pat DiNizio, a banda deixou canções inesquecíveis, como "Behind the Wall of Sleep" e recentemente brindou os fãs com um álbum em que gravaram todo o segundo disco dos Beatles, Meet The Beatles! Uma banda sensacional (as duas, aliás)!

Membros:

Pat DiNizio (vocal, guitarra)

Jim Babjak (guitarra)

Mike Mesaros (baixo)

Dennis Diken (bateria)



Discografia:

Singles
"Blood and Roses" (1986)
"Behind the Wall of Sleep" (1986)
"Only a Memory" (1988)
"House We Used to Live In" (1988)
"Drown in My Own Tears" (1988)
"A Girl Like You" (1989)
"Blues Before and After" (1990)

"Yesterday Girl" (1990)
"Blue Period" (with Belinda Carlisle) (1990)
"Top of the Pops" (1991)
"Tell Me When Did Things Go So Wrong" (1991)
"Too Much Passion" (1992)
"Miles from Nowhere" (1994)
"Downbound Train" (1998)
Discos

Girls About Town (1980)
Beauty and Sadness (1983)
Especially for You (1986)
Live (1987)
Green Thoughts (1988)
11 (1989)
Blow Up (1991)
A Date with the Smithereens (1994)
Blown to Smithereens: Best of the Smithereens, 1995 (1995)

Attack of the Smithereens (1995)
Best of the Smithereens (1998)
God Save the Smithereens (1999)
From Jersey It Came! The Smithereens Anthology (2004)
Instant Live: Music Midtown Festival Atlanta, GA 5/1/04 (2005)
The Smithereens - Extended Versions (2006)
Christmas with The Smithereens (2007)
Meet the Smithereens (2007)


Beatles B-Sides (2008)
Site Oficial: http://www.officialsmithereens.com/

Links de Vídeos
A Girl Like You: http://www.youtube.com/watch?v=F4JFqfqIPKA
Time Won't Let Me: http://www.youtube.com/watch?v=Ljyt_45I6nw

Blood And Roses: http://www.youtube.com/watch?v=vqML7WbOun8

Only a Memory: http://www.youtube.com/watch?v=DHYkYYikewU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que o crescimento de quem escreve seja constante, comente. Converse com o autor.