sábado, janeiro 14, 2012

Relacionamento e as imperfeições

Sempre pensei que criar expectativas em cima de um relacionamento ou parceiro, seria o caminho para futuras dores. Aprendi isto sozinha e agora sou mais cuidadosa, não exijo que o cara seja perfeito porqu e se fosse assim morreria esperando...
Minha expectativa era que ele me amasse como sou, que eu gostasse de dele, que ele quisesse ficar comigo, que me respeitasse, sinceramente quando me apaixono por alguém, não ligo se o cara é gordo, magro, alto, baixo, musculoso, normal etc. tanto é que minha mãe sempre falou dos meus namorados, eles nunca eram o que ela pensava para mim. Aprendi que o fato dele me amar e respeitar entre outras coisas eram o necessário, e isso eu só poderia ver no começo, mas só saberia da verdade com o tempo, enquanto não encontrava o cara esses simples itens os relacionamentos não duravam muito.




Lembro-me quanto sofri quando ignorei minha razão e coloquei expectativas em cima de um relacionamento, quando queria ficar tanto com alguém ao ponto da pessoa pergunta: “Você não está vendo como eu te trato?” tipo: “Se liga, cai fora!” e eu ali insistindo que poderia dar certo que o futuro seria bem melhor.
Com meu atual relacionamento aprendi o que é persistência, meu namorado realmente lutou por mim, e sofreu “tadinho”, mas hoje está tudo bem graças a Deus.
No começo desse meu atual relacionamento também sofri absurdos, mas para curar as dores passadas, e pensei que no relacionamento anterior deveria ter feito o mesmo que o meu namorado estava fazendo por mim, ter lutado, ter persistido, apesar de tudo! Loucura. Sei que o que passei me acarretou algumas das doenças psicológicas citadas a baixo e convulsões noturnas que o médico disse ter sido causado por fatores emocionais.
Não que eu acredite que não devemos ter boas expectativas em nossos relacionamentos, penso que devemos querer que tudo vá bem, todo mundo quer um  relacionamento saudável, o que não devemos e cegar-nos diante da situação e colocar expectativas de futuro absurdas em cima de um relacionamento que começou agora, ou maquiar a pessoa do jeito que você quer e gosta, para que ela fique perfeita mesmo você sabendo que tem algo errado.
Abaixo um artigo interessante sobre o que causam as expectativas em um relacionamento:  

Exigências na relação podem trazer doenças físicas e psicológicas


Não há mulher que nunca tenha idealizado o homem perfeito. Porém, a realidade é bem diferente e quando não nos damos conta disso antes de engatarmos um relacionamento, na certa encontraremos pela frente desilusões e muito sofrimento.

Quem faz esta constatação é o Dr. Mário Sabha Jr., PhD em Neuroanatomia Humana e Terapeuta Metafísico. “O relacionamento não faz as pessoas sofrerem, mas em decorrência das inúmeras ilusões que as pessoas criam, mesmo que imperceptivelmente, acabam experimentando um relacionamento amargo”, afirma.

Quando a vida a dois está em crise, acontece também a falta de desejo, de beijo e de abraço, levando o casal ao que o especialista chama de neurose a dois. Dr. Sabha explica que essa neurose é uma parte da nossa personalidade que não se desenvolveu. Somos cobrados socialmente a sermos ou parecermos o que não somos. Desta forma, não ressaltamos os nossos potenciais, apagando a naturalidade que nos diferencia das outras pessoas.

“Nos relacionamentos acontece algo parecido. Cada uma das partes espera que o parceiro ofereça a segurança, o apoio, a força e o potencial que ela mesma reprimiu em si no passado”. A partir daí, surgem as cobranças e brigas de disputa pelo poder de dominação para que o outro mude e preencha suas carências. “Neste momento, está instalada a neurose e a imaturidade afetiva na vida do casal”, completa o terapeuta.

Segundo o Dr. Mário, algumas pessoas acham que são mais respeitadas quando dizem que estão casados. E muitas delas confessam que ainda esperam que o parceiro mude, mesmo depois de 20 ou 30 anos de relacionamento. “Este comportamento contribui para a acomodação. Além disso, é uma situação conveniente para quem se torna dependente emocionalmente e financeiramente do outro”.

Essa situação pode dar origem a muitas doenças físicas, uma vez que elas começam no campo emocional e psicoafetivo. Conheça algumas delas:

- Insegurança e o medo: problemas renais, dores ciáticas e nos ossos;

- Irritação e raiva: problemas no fígado e vesícula biliar;

- Preocupações e ansiedade: problemas no estômago, tecido conjuntivo e baço, diminuindo a ação do sistema imunológico;

- Tristeza e pesares: problemas no trato respiratório, pulmonares e gastrointestinais;

- Mágoas e instabilidades de humor: problemas de pressão arterial e do coração.

Essa sucessão de desilusões terá fim quando a pessoa passar a enxergar a realidade à sua volta. “Desquitem-se dos ‘parceiros ideais’, pois eles só existem no mundo da imaginação, e casem-se com o parceiro ‘real’. Olhe para a pessoa que está de verdade ao seu lado. Ela geralmente tem muito a oferecer. Caso contrário, sempre que você se relacionar com o homem real vai se decepciona, porque ele não chega aos pés do parceiro idealizado”, alerta Dr. Mário.


Fonte:http://msn.bolsademulher.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para que o crescimento de quem escreve seja constante, comente. Converse com o autor.